AUDIOMETRIA TONAL E VOCAL
(logoaudiometria)
Audiometria tonal infantil condicionada ou lúdica: É indicado para crianças a partir de 2 anos. São utilizados os mesmo princípios da audiometria Tonal, contudo com recursos e estratégias nos quais a criança possa responder aos estímulos efetivamente condicionando-a com brinquedos.
Audiometria tonal infantil comportamental: É avaliado o comportamento da criança mediante ao estimulo auditivo. Mais usado em crianças de 0 a 2 anos de idade ou em crianças com outros comprometimentos. Permite rastrear surdez moderada, severa ou profunda na criança.
Audiometria de Reforço Visual (VRA): É indicado para crianças a partir de 6 meses. São utilizados os mesmo princípios da audiometria Tonal, porém com estimulo visual como reforçador no condicionamento da criança a virar a cabeça na direção ao som. Também permite identificar o limiar auditivo da criança determinando grau da perda auditiva.
Audiometria em Campo Livre: É realizada sem fones supra-aurais e indicada para crianças intolerantes a colocação do fone supra-aural, para averiguar performance dos aparelhos auditivos, para implante coclear e para prótese ósteo ancorada.
O exame é indolor e subjetivo (depende da resposta do paciente). Através desse exame podemos identificar a existência da perda auditiva, seu grau, tipo e orelha. É realizado em cabina acústica pela Fonoaudióloga. Já a audiometria vocal ou logoaudiometria é realizada apresentando palavras mono, di e trissilábicas para que o paciente repita ou aponte figuras. No caso de crianças não-vocais, o exame é realizado através de detecção do som, apontar para figuras, atendendo quando chamada pelo nome utilizando um reforçador.
A audiometria é indicada nos casos de sensação de diminuição da audição ou ouvido tampado, zumbido, dor de ouvido, prevenção em casos de trabalho em ambiente ruidoso, incomodo ao som alto, dificuldades escolares, atrasos no desenvolvimento da fala e linguagem.
No consultório, os resultados dos exames são liberados na hora.


